Musicoterapia


O que é?
A Musicoterapia é a utilização da música e/ou dos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, num processo sistematizado de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão, e organização de processos psíquicos, de um ou mais indivíduos, contribuindo para a recuperação das funções, desenvolvimento do seu potencial e aquisição melhor qualidade de vida.

Destina-se especialmente a…
…pessoas com problemas de relacionamento, comunicação, comportamento e integração social e também pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais. Tanto crianças como adolescentes, adultos e idosos podem recorrer a este tipo de terapia.

Estilos musicais e benefícios
São bem conhecidos os benefícios das músicas clássica e psicadélica (é dito e sabido que, se mulheres grávidas ouvirem Bach, Chopin ou Mozart, o bebé terá mais aptidões para a música e o desenvolvimento cerebral será também maior), no entanto, há sempre que ter em conta a história pessoal do paciente ao nível musical e estético.


Curiosidade
Os nomes das notas musicais foram dados por Guido D'Arezzo, um monge beneditino francês considerado o pai da música moderna. Para que os seus alunos memorizassem facilmente as notas, o monge extraiu do «Hino a São João» a primeira sílaba de cada estrofe, para formar os nomes das notas musicais:

(DO) - UT queant laxis
(RE) - REsonare fibris
(MI) - Mira gestorum
(FÁ) - FAmuli tuorum
(SOL) - SOLve polluti
(LA) - LAbii reatum
(SI) - Sante Ioannes

Tradução: A fim de que possam/ teus servos cantar/ em altas vozes/ teus admiráveis feitos/ absolve o crime/ do lábio impuro/ ó S. João.

0 comentários:

Enviar um comentário